Red Bull cita saldo positivo após “infelicidades” de Verstappen e Pérez em Miami

Chefe da Red Bull, Christian Horner revelou que Max Verstappen sofreu com danos no assoalho após incidente com cone, enquanto que Sergio Pérez teve dificuldade com os pneus

A Red Bull pode ter ficado surpresa ao ver que não foi o pole-position Max Verstappen quem cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no GP de Miami, realizado neste domingo (5). Chefe da equipe, Christian Horner elogiou o bom ritmo da McLaren, mas fez questão de deixar claro que o tricampeão sofreu danos no assoalho após atropelar o cone na curva 15 e, como resultado, perdeu desempenho na segunda metade da corrida.

A situação inusitada aconteceu na volta 21. Enquanto contornava a última curva antes de entrar no setor final do circuito localizado nos arredores do Hard Rock Stadium, Verstappen passou por cima da zebra e atropelou o cone que fica no local para servir de referência para os pilotos, fazendo com que o safety-car virtual tivesse de ser acionado por um curto período de tempo.

Após o fim da sexta etapa da temporada 2024, Horner parabenizou Lando Norris pela primeira vitória na Fórmula 1, mas afirmou que o incidente de Max causou danos ao assoalho do RB20 #1, o que prejudicou a performance do neerlandês. “Em primeiro lugar, parabéns à McLaren e ao Lando. Eles fizeram uma grande corrida e é uma vitória bem merecida”, disse o dirigente.

“Max teve um pouco de infelicidade ao sofrer danos no assoalho quando bateu no cone por volta da 21ª volta. Ele fez bem em manter sua posição, mas foi difícil para ele se recuperar depois disso. O assoalho ficou bastante danificado. Temos de ver mais de perto quanto isso nos custou”, acrescentou.

Verstappen atropela cone e protagoniza cena incomum no GP de Miami (Vídeo: Reprodução/DAZN)

“A falta de aderência também foi causada pelos danos no assoalho, essa pode ser a explicação. Max realmente perdeu muito desempenho lá. Não tínhamos necessariamente o ritmo que precisávamos no carro na segunda metade da corrida”, observou Christian.

Alguns momentos depois, ao ser confrontado pelas declarações feitas pelo chefe da Red Bull, Verstappen foi sincero ao dizer que o bólido “não parecia diferente” após o impacto com o cone. “Talvez já estivesse danificado. Não sei. Quer dizer, eu bati naquela coisa e meu ritmo permaneceu o mesmo, então eu realmente não sei se havia algum dano”, respondeu o atual líder do campeonato.

Horner, por sua vez, também falou das dificuldades que Sergio Pérez enfrentou durante a corrida. “Checo também estava com dificuldades com os pneus. Ele até se recuperou um pouco no fim, mas foi difícil encontrar algum ritmo”, revelou.

“Também tivemos um pouco de infelicidade com o safety-car hoje, mas isso é corrida. Ainda assim, fomos a equipe que mais somou pontos no Mundial de Pilotos e no Mundial de Construtores”, finalizou o mandatário.

Sergio Pérez terminou o GP de Miami em quarto (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com 28 pontos somados em Miami, a Red Bull ampliou ainda mais a vantagem para a Ferrari no campeonato. A escuderia dos energéticos agora soma 237 pontos, enquanto que o time de Maranello chegou a 189 tentos após o terceiro e quinto lugares de Charles Leclerc e Carlos Sainz, respectivamente. Grande vitoriosa do dia, a McLaren é a terceira colocada com 124 pontos.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.